Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

A História da Feijoada



Quem disse que comida não tem história? Comida brasileira então nem se fala. Nossa culinária é muito rica, existem gostos e temperos pra tudo, e o mais interessante é que muitas têm sua própria história.

Imagine qual prato foi criado há mais de quinhentos anos? Pensou?
E aí, já sabe qual é? Vamos lhe ajudar: a mistura de vários ingredientes com o tradicional feijão preto é igual ao delicioso prato, tipicamente brasileiro, chamado... Feijoada.
No início da colonização brasileira, lá na época da escravidão, os senhores de escravos só comiam as partes nobres do porco, os “restos” eram jogados fora. Os escravos, com pouca opção de alimentação, resgatavam essas partes do porco – pés, papada, orelhas, focinho e rabo – e cozinhavam junto com seu alimento base, o feijão.

Os escravos criaram a feijoada não pelo sabor ou pelo desejo de um novo prato, mas sim pela necessidade, pois seus principais e, geralmente os únicos alimentos, eram os grãos e cereais. Os grãos são muito importantes para se ter uma boa alimentação.

Hoje em dia esse prato é o cartão de visita de grandes restaurantes. A culinária europeia, por exemplo, agregou novos temperos e novos ingredientes à feijoada, a linguiça calabresa, o acompanhamento com frutos digestivos, como o abacaxi e a laranja, deram uma cara nova a esse prato, e o deixou ainda mais gostoso.

Viu como é interessante, “comida” também tem história. Hoje aprendemos sobre a história da feijoada. Vimos que se não fosse o negro e sua sabedoria, não teríamos esse prato tão saboroso e tão nutritivo.
Deu até vontade de comer. Que tal pedir para a mamãe preparar uma feijoada neste próximo sábado?

threader.gif (4495 bytes)
Fonte: Por Giuliano Freitas - Pedagogo - Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário